Base de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo (BaseNeo)

O Projeto BaseNeo foi criado em 1993. 

Essa Base, atualmente em reestruturação para a introdução de neologismos de maneira mais eficaz, dispõe de 65 000 ocorrências, que correspondem a cerca de 22 000 unidades lexicais neológicas.

Essas unidades lexicais neológicas seguem uma classificação que foi mudando com os avanços dos estudos neológicos e morfológicos e, ainda, com os resultados das reflexões dos componentes do grupo de pesquisa.

A classificação que atualmente seguimos foi parcialmente reformulada, com  o auxílio do Prof. Jean-François Sablayrolles, experiente estudioso da neologia da língua francesa, precocemente falecido no final de 2020. 

A tipologia atualmente seguida resulta de um estágio de pesquisa que realizamos de setembro a dezembro de 2017 na França, sob a supervisão do mencionado professor e com apoio da Fapesp (Bolsa de Pesquisa no Exterior – processo 2017/13927-6). Como resultado de nossas discussões com o mencionado pesquisador, realizamos algumas alterações relativamente aos tipos de neologismos e passamos a adotar a seguinte tipologia: Neologia morfo-semântica: derivação: prefixal, sufixal, regressiva, parassintética; composição: subordinativa, coordenativa; coordenativa por reduplicação; composição sintagmática; composição clássica; composição por amálgama: com fractoconstituintes; palavra-valise; neologia sintática:  conversão; fraseologia; redução de forma: truncação; sigla; acrônimo; neologia semântica; neologia por empréstimo.